Laboratorio densidade, diluiçao, concentraçao
Densidade: A densidade (massa volumétrica) de um corpo define-se como o quociente entre a massa e o volume desse corpo. Desta forma pode-se dizer que a densidade mede o grau de concentração de massa em determinado volume. Quando se aumenta a temperatura de um determinado fragmento de matéria, tem-se um aumento do volume fixo desta, pois haverá a dilatação ocasionada pela separação dos átomos e moléculas. Ao contrário, ao se diminuir a temperatura, tem-se uma diminuição deste volume fixo. Quando a matéria se expande, sua massa diminui e quando a matéria se contrai, sua massa aumenta. Com este conceito tem-se uma unidade de medida, que pode ser dada em gramas (g) por centímetros cúbicos (cm³).
Concentração: é a razão entre a quantidade ou a massa de uma substância e o volume da solução em que esse composto se encontra dissolvido. A forma com que uma substância se distribui em outra por unidade de referência. Essa unidade de referência pode ser o volume ou massa de solução ou até de solvente.
Diluição: A diluição de solução consiste na adição de um solvente a esta solução, diminuindo a sua concentração.
A massa inicial e final do soluto na diluição de soluções permanece constante, apenas volume aumenta, portanto a concentração final é menor do que a inicial.
Exemplo:
Utilizando concentração em mol/L como unidade de concentração:
M = nv
Numa solução, para conhecer a quantidade de matéria do soluto, é preciso multiplicar a sua concentração em mol/L pelo volume em litros.
Materiais:
-Proveta
-Termômetro
-Balão de fundo chato
-Copo Americano
Procedimentos: Primeiro passo é pegar o copo e colocar Hidróxido de Alumínio Al(OH)3. A massa do Alumínio= 27 e a sua massa molecular sendo= 78.
Colocamos Acido Nítrico (HNO3)= 27 ml e 3.5 de Hidróxido de Alumínio Al(OH).
Medimos a temperatura após adicionarmos o Acido e o Hidróxido que resultou 46°C e depois foi a vez de colocar água + acido + hidróxido a temperatura