laboratorio de processos
1- A Série Tyler é a mais comumente utilizada no Brasil. É constituída de quatorze peneiras e tem como base uma peneira de 200 malhas por polegada (200 mesh), feita com fios de 0,053 mm de espessura, o que dá uma abertura livre de 0,074 mm. MESH é o número de malhas por polegada linear, que representa o número de aberturas de uma mesma dimensão contido num comprimento de 25,4 mm.
2- P = Massa do produto obtido no peneiramento.
F = Massa de alimentação.
X D,P = Fração desejada no produto.
X D,F = Fração desejada na alimentação.
3- A) Os tipos de torta, dependem da natureza do sólido, da granulometria e da forma das partículas, do modo como a filtração é conduzida e do grau de heterogeneidade do sólido.
4-
B) Uma torta com uma dada espessura oferece uma resistência bem definida ao escoamento do filtrado. Quando a vazão de filtrado aumenta, também a resistência aumenta e, como o escoamento no interior da torta é laminar, a queda de pressão deve ser, em princípio, proporcional à velocidade. Se a vazão dobrar, a queda de pressão ficará duas vezes maior. Algumas tortas cristalinas comportam-se dessa forma. Outras, porém, acarretam quedas de pressão que aumentam mais rapidamente com a vazão e, assim sendo, quando se duplica a vazão, a queda de pressão resulta mais do que o dobro. É evidente, neste segundo caso, que a resistência da torta ao escoamento do filtrado aumenta com a pressão.
C) Torta incompressível é quando temos α constante, que é a resistência específica.
5- O cálculo de (resistência específica da torta) e de Rm (resistência do meio filtrante) permite obter a equação do tempo de filtração em termos dos parâmetros básicos da operação.
6- Clarificação: obtenção de um extravasante limpo.
Ex: tratamento d'água e lodo com baixas concentrações envolvidas.
Espessamento: obtenção de uma suspensão mais concentrada.
Ex: indústrias químicas e as concentrações envolvidas são moderadas.