MATERIAIS E PROCESSOS DE LABORATÓRIO
O material de laboratório utilizado para realizar experiências, efetuar medições e reunir dados são as vidrarias e equipamentos, que em sua maioria são instrumentos de vidro cristal ou temperado, para não reagir com as substâncias contidas neles e realizar uma medição precisa. Também possuem os materias metálicos que servem como manuseio ou suporte das vidrarias, além dos feitos de porcelana, borracha ou plástico. Este relatório apresenta os principais equipamentos de um laboratório de química e suas respectivas funções. Seu objetivo é fornecer um conhecimento básico acerca do manuseio desses instrumentos para um futuro bom desempenho nas atividades práticas.
MATERIAIS E PROCESSOS DE LABORATÓRIO
TERMÔMETRO: Serve para avaliar a temperatura de soluções ou experimentos.
MUFA: Adaptador para prender peças ao suporte.
MUFLA: Consiste basicamente de uma câmara metálica com revestimento interno feito de material refratário e equipada com resistência capaz de elevar a temperatura interior a valores acima de 1000°C.
PIRÔMETRO ÓTICO: Instrumento que mede a temperatura sem contato com o objeto. Utilizado para medir altas temperaturas (geralmente superiores a 600°C).
CADINHO (OU CRISOL): Peça (geralmente de porcelana) cuja utilidade é aquecer substâncias a seco e com grande intensidade.
CAPELA DE EXAUSTÃO: Utilizada para oferecer segurança ao operador e ao laboratório durante a manipulação de produtos químicos, ácidos, solventes, aerossóis, vapores inflamáveis, material particulado e outras substâncias perigosas ou prejudiciais.
DESSECADOR: A principal função desse objeto é a de diminuir a umidade de alguma substância com constantes trocas da sílica (ou com determinada quantidade de sílica a mais) acelera o processo.
SOXHLET: Equipamento que extrai compostos contidos num sólido através de um solvente. Geralmente é utilizado para extrair determinados princípios ativos de produtos vegetais.
PONTO DE FUSÃO: É a