Laborat Rio De Ambiente NH3
Curso de Especialização em Qualidade Ambiental
Importância do Amoníaco
Usos do Amoníaco
Propriedades do Amoníaco
Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Laboratório de Ambiente
Francisca Tavares
Jéssica Pereira
Sónia Ribeiro
Índice
Introdução
A importância do amoníaco para os seres vivos
A produção do amoníaco
A utilização do amoníaco
Conclusão
Bibliografia consultada
Introdução
O amoníaco é produzido naturalmente a partir de fontes naturais ou antropogénicas. É bastante importante como micronutriente. A presença do amoníaco em excesso pode no entanto constituir um perigo potencial para os ecossistemas. Uma vez que os compostos azotados são essenciais para os seres vivos e a sua disponibilidade é fundamental para a organização e funcionamento dos ecossistemas, o impacto humano representa um sério perigo. Torna-se necessário sensibilizar cada vez mais a sociedade para a necessidade de um desenvolvimento sustentável, em equilíbrio com os ecossistemas.
A importância do Amoníaco para os seres vivos
O azoto e o hidrogénio são os elementos que compõe a molécula de amoníaco (NH3), sendo que o azoto é o gás mais abundante na atmosfera terrestre (78%) e é extremamente importante para os seres vivos. O modo como este composto ocorre na natureza é crucial para entender os diversos meios de obtenção do amoníaco.
O ciclo do azoto é um dos ciclos mais importantes dos ecossistemas terrestres. O azoto é utilizado pelos seres vivos para a produção de moléculas complexas necessárias ao seu desenvolvimento, como é o caso dos aminoácidos, proteínas e ácidos nucleicos. A maioria dos organismos vivos não consegue utilizar diretamente o azoto molecular (N2), pois é termodinâmicamente muito estável. Na molécula, os átomos de azoto estão ligados por uma ligação tripla muito forte, com uma elevada energia de ligação, sendo por isso muito difíceis de separar.
Uma vez que é imprescindível para o meio