Laban
Em meados do século XX , Rudolf Von Laban foi considerado um grande mestre da dança,pois impulsionou o movimento criativo.Foi fundador de diversas escolas e atuou como coreografo em grandes obras por toda Europa.
Desenvolveu a dança expressiva o que ocasionou a dançoterapia,onde a partir disso conseguiu-se analisar a partir dos movimentos que as pessoas desenvolviam o que as mesmas expressavam e pensavam em determinado momento da sua vida.
Com a metodologia Laban, foi dado um grande ênfase aos movimentos que os pacientes criavam, acreditando-se que estes interferiam diretamente nos setores de atividades humanas como:Artes ,educação,trabalho,psicologia e sociologia.
Através do bom resultado da analise dos movimentos alguns seguidores de Laban introduziram a dança terapêutica e educativa.
“Segundo Susan Tortora (2006, cit. por Oliveira, 2009), Laban estabeleceu cinco elementos fundamentais para que se pudesse fazer uma análise e uma descrição concreta da performance dos movimentos realizados. Estes são fundamentais para que se possa ter uma imagem visual do movimento: Corpo, Esforço, Forma e Espaço e Ritmo.”
Laban estava muito a frente de seu tempo, sendo o repercussor da dança e um estudioso do movimento humano, visando desta forma uma melhor qualidade de vida ao ser humano,buscando sanar o conflito existente entre o corpo e mente.
Um dos seus grande objetivos era unir as pessoas em torno de sua arte,tanto que montou um grupo em massa para mostrar que pessoas comuns poderiam sim dançar,sem vergonha de se expressar.
Sua intenção era que através da dança as pessoas pudessem expressar suas emoções,ideias e sentimentos.
Laban dividiu o movimento em quatros princípios básicos, sendo eles o que se move, como nos movemos, onde nos movemos, com quem nos movemos.
O que se move o corpo, em partes ou como uma unidade, sua coordenação e formas assumidas no espaço, como nos movemos a qualidade do movimento, dinâmicos ou