guerra dos 6 dias
Em maio de 1967, os ânimos entre os países envolvidos se acirraram ainda mais quando a síria, Jordânia e Egito tiraram um acordo de defesa que logo deixou o governo de Israel em alerta. A tensão serviu para que as tropas de Israel realizassem o primeiro ataque, mesmo sem nenhum tipo de investida realizada pelos países vizinho. A superioridade delica e o uso das armas pesadas foram de central importância para que, em território desertificado, a vitória israelense contestasse .
A rápida vitória de Israel concedeu o domínio de varias regiões importantes. Entre os territórios mais importantes, destacamos a faixa de gaza, as colinas de Golã, a península do sinai e a porção oriental da cidade de Jerusalém, com isso, Jerusalém deixou de ser uma capital dividida entre judeus e árabes. Além disso, na porção de faixa de gaza, os israelenses começaram a montar assentamentos agrícolas em territórios que tinham vasta maioria de população palestina.
Mesmo com o grande sucesso de investidas de Israel, diversos especialistas consideram essa guerra de natureza desastrosas para que a paz fosse alcançada entre os povos daquelas regiões. Ao longo do tempo, essa impressão sobre o resultado da guerra se mostrou correto na medida em que as hostilidade entre judeus e palestinos continuaram a existir e outras guerra marcaram o oriente médio