Laban/ teatro
Rudolf Laban, nasceu em 15 de dezembro de 1879, em Pressburg, Austria-Hungria, que atualmente é Bratislava, Eslováquia. E falaeceu em 1 de julho de 1958, em Weybridge, Inglaterra. Ele ficou conhecido como o maior teórico da dança do século XX e como o “pai da dança-teatro”. Laban inicialmente estudou arquitetura, na Escola de Belas Artes de Paris, interessando-se pela relação entre o movimento humano e o espaço que o circunda.
Aos 30 anos mudou-se para Munique e sob a influência seminal do dançarino/coreógrafo Heidi Dzinkowska passou a se dedicar à arte do movimento.
Em 1915 Laban criou o Instituto Coreográfico de Zurique que teve ramificações na Itália, na França, e na Europa central.
Em 1928 publica "Kinetographie Laban", uma de suas grandes contribuições para o mundo da dança e da compreensão do movimento. Neste livro articula os princípios da "Labanotation" um dos principais sistemas de notação de movimento utilizados atualmente. Suas teorias sobre o movimento e a coreografia estão entre os fundamentos principais da dança moderna e fazem parte de todas as abordagens contemporâneas de dança.
Além de seu trabalho criativo e de análise da dança, Laban também se dedicou à realização de propostas de dança para as massas. Desenvolvendo com esta finalidade a arte da dança coral, onde grande número de pessoas se movem juntas segundo uma coreografia de estrutura simples, porem instigante, que permita bailarinos e pessoas leigas dançarem juntas de forma colaborativa. Entre seus discípulos destacam-se Mary Wigman e Sophie Taeuber- Arp. Na atualidade tivemos Pina Baush, falecida em 2009, como principal divulgadora de suas técnicas e o coreógrafo William Forsythe.
* A influencia de Laban no Brasil:
No Brasil Laban é mais conhecido como teórico do movimento e educador. Mais recentemente, seu trabalho vem recebendo um olhar mais aprofundado sob a perspectiva da arte, da criação