Lab de quimica FAC
1. RESUMO
Esse experimento consiste em aplicar técnicas de separação de misturas heterogêneas e homogêneas, representadas neste caso, pela mistura de H2O (água), NaCl (cloreto de sódio), areia e limalhas de ferro. A separação será realizada através de alguns métodos como o de filtração, magnetização e evaporação. Devem ser observadas as fases de cada separação e entender a importância de cada uma delas para separar todos os componentes da mistura que nos foi apresentada.
Por fim, foram calculados os rendimentos dos materiais NaCl, areia e limalha de ferro e obteve-se os respectivos rendimentos: 71,90%; 106,1% e 39,21%.
2. OBJETIVOS
O experimento tem como objetivo o estudo da separação de misturas e aprender a utilização de alguns métodos para a separação da solução (Água, Cloreto de Sódio, Areia e Limalha de Ferro), também identificar as fases existentes e classificar a mistura em Homogênea ou Heterogênea.
Ao final, deve se avaliar quais foram as perdas de cada elemento durante todo o processo e pesar para identificar esse valor, obtendo assim, o seu rendimento.
3. INTRODUÇÃO
Grande parte de tudo o que utilizamos no dia-a-dia, seja ela artificial ou natural, é uma substância misturada. Diante disso, faz-se necessário realizar algumas técnicas para que as substâncias desta mistura sejam isoladas.
Logo, uma mistura nada mais é que a união de duas ou mais substâncias diferentes, sem que haja uma reação química entre estas substâncias, e podem ser classificadas de dois modos: mistura heterogênea e mistura homogênea, que são definidas como:
Mistura heterogênea: não há homogeneidade em todos os pontos, ou seja, é possível distinguir mais que um elemento. Logo, é formada por duas ou mais fases.
Mistura homogênea: todos os pontos são iguais, não sendo possível diferenciar quantos elementos estão misturados. Logo, é formada por uma única fase.
5
Existem métodos deferentes para a separação de misturas