La Vita Bella
Índice
Introdução------------------------------------------------------------pág.3
Ficha técnica e Contexto Histórico------------------------------pág.4
Resumo----------------------------------------------------------------pág.5
Introdução
O trabalho que a seguir se apresenta, foi elaborado no âmbito da disciplina de História e versa sobre o filme ‘A Vida é Bela’, realizado em 1997 pelo realizador e ator Roberto Benigni. Galardoado com Óscares, o filme dá-nos uma perspetiva imaginativa do maior conflito da nossa história mundial: a 2ª grande guerra.
Ficha técnica
O realizador deste filme é Roberto Benigni que também é o ator principal do filme. É um filme italiano que foi realizado em 1997.
As personagens principais deste filme são Roberto Benigni (Guido), Giorgio Cantarini (Giosué) e Nicoletta Braschi (Dora).
O filme decorre durante a Segunda Guerra Mundial.
Contexto Histórico:
Mussolini fez uma aliança militar com os alemães adotando as práticas nazis em território italiano. Expulsaram muitos judeus italianos dos seus postos de trabalho e das escolas, mas só acabaram por os executar no final da Segunda Guerra.
Em 1943, os italianos tentaram, em separado, negociar a paz com os Aliados e, em vingança, as tropas alemãs ocuparam parte do país e começaram a enviar judeus ali recolhidos para os campos de concentração, exatamente o que ocorre com Guido e sua família na segunda parte de "A Vida é Bela".
Durante toda a guerra, estima-se que cerca de 6 milhões de judeus tenham sido mortos pelos nazis alemães e seus colaboradores, a que se deu o nome de Holocausto.
Resumo
Em 1938, na região italiana da Toscânia, o simpático judeu Guido apaixona-se por Dora, uma professora que está noiva de um fascista. Guido, porém, não desiste até ao momento do casamento de Dora.
Dora acaba por fugir, em plena cerimónia. Durante cinco anos vivem felizes na companhia do seu delicioso filho Giosué, até que as medidas de perseguição e detenção aos