La Serenissima
A Federação de Futebol de San Marino é uma das federações de futebol mais antigas da Europa, tendo sido fundada em 1931. Mas, salvo algumas edições esporádicas da Copa Titano, a federação existiu no papel até 1988, quando se filiou à FIFA e à UEFA, após dois anos como integrante provisório dos dois órgãos.
A estreia em Eliminatórias[editar]
O debut da Sereníssima foi em 1990, contra a Suíça, pelas eliminatórias para a Eurocopa de 1992. Os helvéticos venceram facilmente por 4 a 0.
1994: susto na Turquia e recorde[editar]
Em um grupo que continha Inglaterra, Holanda, Noruega Polônia e Turquia, válido pelas Eliminatórias para a Copa de 1994, as expectativas em torno da campanha samarinesa (que contavam com o ex-jogador da Juventus, Massimo Bonini, já aposentado) eram as piores. Mas os azuis surpreenderam, levando em conta as suas limitações. Após derrotas para ingleses, turcos e noruegueses (todas por goleada), a surpresa maior estava por vir: no Estádio Renato Dall'Ara, em Bolonha (o Estádio Olímpico de Serravalle não tinha condições de jogo), samarineses e turcos entraram em campo com o intuito de alcançar três pontos. Para os vermelhos, a missão era fácil, só que San Marino não daria chance ao azar, e om uma bela atuação do goleiro reserva Stefano Muccioli (que entrou no lugar de Pierluigi Benedettini), os turcos saíram de Bolonha abalados, e os azuis comemoraram seu primeiro ponto em competições oficiais. Após outras derrotas (para a Polônia, por apenas 1 a 0, depois 3 a 0 em Bolonha e 7 a 0 em favor da Holanda), o recorde: o desconhecido Davide Gualtieri marcou um gol com apenas oito segundos de jogo, sendo este o gol mais rápido em uma Eliminatória de Copa. Mas não foi suficiente, já que a Inglaterra marcou sete gols em sequência - também insuficientes para classificar o English Team ao Mundial dos EUA. Pelo ponto conquistado contra a Turquia, a Sereníssima chegou a estar na 118a. posição do Ranking Mundial da FIFA.
A afirmação de "eterno