La Familia
1- Conceito
2- Relação
3- Tipos
4- Indicadores demográficos
5- Funções
6- Papéis
7- Violência ------------------------------------------------ falta este
8- Questionário
1- Conceito de família
A família é um conjunto de pessoas ligadas por descendência a partir de laços de parentesco comuns, matrimónio ou adoção. É uma instituição com uma elevada ligação sentimental, material e moral, o que faz com que seja difícil a sua desagregação. Contudo, não existe um modelo familiar único e universal, pois cada cultura tem uma conceção de família e dentro da mesma cultura verificam-se conceitos diferentes, daí que seja um conceito plural.
A etimologia da palavra família vem do latim. Deriva de três termos: famulus, faama e famulo, que significam respetivamente escravo doméstico, casa e o verbo fazer, ou seja, servir.
Latim famulus = escravo doméstico
Latim faama = casa
Latim famulo = do verbo facere, a indicar que faz, que serve.
2- Relação
Na estrutura dos grupos familiares distinguem-se dois tipos de relações básicas entre os seus membros:
- Relações de descendência ou consanguinidade, que são, por exemplo, os filhos, os irmãos, os pais e os avós.
- Relações de união ou afinidade: os cônjuges, os cunhados, os sogros e os enteados.
A maioria das relações de união estabelece-se através do casamento, que cria laços de parentesco entre os membros dos dois cônjuges, pois quando duas pessoas se casam tornam-se parentes. Assim surgem famílias monogâmicas, ou seja, cada pessoa casa-se apenas com uma outra pessoa num dado momento, e famílias poligâmicas, isto é, o casamento de uma pessoa com duas ou mais pessoas. Dentro da poligamia inserem-se duas vertentes: a poliginia e a poliandria. Estamos perante a poliginia quando um homem é casado com mais do que uma mulher e da poliandria quando uma mulher é casada com mais do que um homem (geralmente com um conjunto de irmãos).
3- Tipos
- Família nuclear: É constituída por dois adultos de sexo