Kurt Lewin
Kurt Lewin nasceu em 9 de setembro de 1890 em Mogilno, na Prússia. Lewin em sua juventude fez seus estudos universitários sucessivamente nas Universidades de Friburgo, Munique e Berlim. Ele se consagra inicialmente à Química e à Física, depois à Filosofia para finalmente dedicar-se à preparação de uma tese de psicologia. Em 1914 conclui seu doutorado em psicologia na Universidade de Berlim, apresentando e defendendo e sua tese “A psicologia do comportamento e das emoções”.
Kurt Lewin começaria sua carreira na Universidade de Berlim em 1914, porém, foi interrompido, pois teria de trabalhar na Primeira Guerra Mundial, como oficial do Exército alemão no Instituto Psicanalítico de Berlim. No outono de 1921 torna-se professor assistente do Instituto de Psicologia da Universidade de Berlim. Em 1926 torna-se professor titular de psicologia na Universidade de Berlim. Conservará suas funções e este estatuto acadêmico até a tomada do poder pelos nazistas em 1933, por ser judeu, é obrigado pelos nazistas a deixar a Alemanha com sua família em 24 horas, pagando um resgate para não ser encarcerado em um campo de concentração. Passa pela Inglaterra onde permanece alguns meses, emigrando depois para os EUA, onde é convidado a ensinar na Universidade de Stanford, Califórnia.
Após um ano se tornou professor de Psicologia da Universidade de lowa e assumir a direção de um centro de Pesquisas ligado a um departamento de psicologia da mesma Universidade, permanecendo ai até 1939. Durante este período, Kurt Lewin publica dois trabalhos teóricos, que logo o tornarão celebre: “Teoria dinâmica da personalidade” e “Princípios de tecnologia topológica''’. Nesta época, seu interesse principal, e formular uma teoria do conjunto do comportamento individual e, paralelamente, elaborar modelos teóricos que lhe permitam renovar a experimentação e a exploração dos fatos psíquicos. Em 1939, ele volta a Universidade de Stanford, em 1940 torna-se professor na Universidade de Harvard.