DAMATTA, Roberto. A Casa & A Rua. Cidadania: A questão da cidadania num universo relacional
RESUMO do texto “A Casa & A Rua. Cidadania: A questão da cidadania num universo relacional”.
Disciplina: FCH183 – Formação da Sociedade Brasileira
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Discente: SANTO, Cleber P. E.
Resumo do texto para apresentação à Docente Ruthy Nadia Laniado
Autor: Graduação e Licenciatura em História pela Universidade Federal Fluminense (1959 e 1962). Curso de Especialização em Antropologia Social do Museu Nacional (1960); M.A e Ph.D em, respectivamente, 1969 e 1971 pelo Peabody Museum da Universidade de Harvard. Foi Chefe do Departamento de Antropologia do Museu Nacional e Coordenador do seu Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (de 1972 a 1976). É Professor Emérito da Universidade de Notre Dame, USA, onde ocupou a Cátedra Rev. Edmund Joyce, c.s.c., de Antropologia de 1987 a 2004. Atualmente é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RJ. Realizou pesquisas Etnológicas entre os índios Gaviões e Apinayé. Foi pioneiro nos estudos de rituais e festivais em sociedades industriais, tendo investigado o Brasil como sociedade e sistema cultural por meio do carnaval, do futebol, da música, da comida, da cidadania, da mulher, da morte, do jogo do bicho e das categorias de tempo e espaço. Texto retirado do currículo lattes.
Bibliografia: DAMATTA, Roberto. A casa & rua; Espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. 5ª Ed. – Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1997. (p. 46-68)
DaMatta parte da seguinte discussão se o conceito de cidadania implica, de um lado, a idéia fundamental de indivíduo junto as ideologias sobre o individualismo, e, por outro, se são regras universais que determinam a construção do sujeito em todo ou qualquer espaço social? Para, então propor sua tese sobre este conceito dual, em uma sociedade onde a relação desempenha papel fundamental na ordem das coisas, e como é entendido este conceito, no caso do Brasil.
E como questão inicial aferiu