Kurt Lewin
1. Kurt Lewin (1890-1947) constituiu a passagem das Relações Humanas para o movimento seguinte e orientou e ou inspirou a maior parte dos pesquisadores dedicados à Administração e à Psicologia Industrial de década de 1960.
Biografia
1. Kurt Lewin nasceu a 9 de setembro de 1890 em Mogilno, na Prússia (hoje Polônia).
2. A primeira e única informação que possuímos de sua juventude é que fez seus estudos universitários sucessivamente nas Universidades de Friburgo (Alemanha), Munique e Berlim.
Casa que Kurt Lewin nasceu
Kurt Lewin – o acadêmico
1. Seu interesse pela Psicologia aparece gradualmente.
2. Ele se foca inicialmente à Química e à Física, depois à Filosofia para finalmente dedicar-se à preparação de uma tese de Psicologia.
3. Doutora-se em Filosofia pela Universidade de Berlim em 1914, apresentando e defendendo com sucesso uma tese sobre “A psicologia do comportamento e das emoções”.
Kurt Lewin – o acadêmico
1. Kurt Lewin começaria sua carreira na Universidade de Berlim em 1914. Mas a guerra tem inicio no verão de 1914. É convocado e servirá durante toda a guerra, dela saindo ileso.
2. No outono de 1921 torna-se professor assistente do Instituto de Psicologia da Universidade de Berlim.
3. Do outono de 1918 ao de 1921 não sabemos praticamente nada de Lewin salvo que durante esse período de pós-guerra, publica três artigos sobre a medida dos fenômenos psíquicos.
4. Em 1926 torna-se professor titular de Psicologia na Universidade de Berlim. Conservará suas funções e este status acadêmico até a tomada do poder pelos nazistas em 1933.
Kurt Lewin – o acadêmico
1. Em 1933, Lewin, por ser judeu, é obrigado pelos nazistas a deixar a Alemanha com sua família em 24 horas, pagando um resgate para não ser encarcerado em um campo de concentração.
2. Passa pela Inglaterra onde permanece alguns meses, emigrando depois para os EUA, onde é convidado a ensinar na Universidade de Stanford ( Califórnia ).
Kurt Lewin – o acadêmico
1. Permanece um ano em Stanford,