Kurt Lewin e a teoria do campo
TEMA: KURT LEWIN E A TEORIA DO CAMPO
Ao partir do pressuposto gestaltista de que a psicologia deve estudar a totalidade da experiência Lewin introduz o conceito de campo definido como, a totalidade dos fatos coexistentes que se concebem como mutuamente independentes, facilitando a compreensão do comportamento como uma função no conjunto de fatos que compõe o campo em dado momento, iniciando sua análise da situação como um todo e essa posteriormente se diferenciará em partes, e também representando mediante construtos topológicos o conceito de espaço vital, sendo esse definido como um conjunto de fatores mutuamente dependentes que fazem parte da experiência psicológica .O postulado central então da teoria do campo é que o comportamento é função da interação entre pessoa e o ambiente , ambas integrando o espaço vital.
Essa teoria tem como características, o uso de um método construtivo mais do que classificatório, seguindo o mesmo processo de evolução das demais ciências , o interesse pelos aspectos dinâmicos dos fatos, um enfoque psicólogo mais do que físico. Lewin, pretendia portanto encontrar os conceitos que pudessem servir como elementos de construção em psicologia, ou seja identificar alguns constructos cuja combinação pudesse ajudar a explicar qualquer fenômeno. Esses elementos foram divididos em dois grupos derivados da sua representação topológica, os conceitos estruturais que originam da psicologia vetorial e os conceitos dinâmicos utilizado por psicólogos sociais.
O primeiro grupo apresenta conceitos como: região, sub-região, vias de acesso e etc. Entretanto esses não são suficientes para explicar os fenômenos psicológicos de caráter dinâmico que tem conceitos básicos como: locomoção , força, tensão e valência. Esses conceitos , estrutural e dinâmicos, são considerados elementos de construção adequado para explicar o comportamento. Um exemplo que ilustra esse fato seria uma criança almejar observar uma rocha e simultaneamente