Korea do Norte
Como dizia Waltz um Mundo que tem um estado perpétuo de anarquia internacional é muito mais propicio a ter guerras já que no âmbito internacional a falta de um ator central faz com que todos os Estados devam agir sempre de forma a garantir a sua segurança, o objetivo do Estado consiste na sobrevivência e não no poder, como afirmavam os realistas, e por isso que procuram maximizar a segurança dizem os neo realistas. Se a Coréia do Norte esta blefando ou não nós não sabemos, mas a sua política de incoerência serve para que a Coréia do Norte não sofra intromissão de países ocidentais e cause duvida em relação aos seus próximos passos, na visão neo realista o Sistema Internacional é uma estrutura a onde acontecem as relações internacionais, fazendo assim com que os parâmetros de ações dos agentes seja delimitada, ou seja, os Estados formam o Sistema Internacional, e o Sistema Internacional forma as ações dos Estados.
A posição do país também é muito propicia já que a Coréia do Sul jamais admitiria um bombardeio aéreo por parte dos Estados Unidos por estar muito perto do alvo, portanto a Coréia do Norte sabe que por mais que esteja usando uma política de ataque, os outros países vão agir na defensiva até o ultimo segundo, isso cabe na ideia neo realista que os Estado cooperam e não se empenham diretamente para a guerra.
E é por isso que novas sanções contra a Coréia do Norte foram feitas pelo Conselho de Segurança da ONU, foram usadas prevenções econômicas, comerciais e militares. Diferente da teoria realista, que via o Estado como o único ator, a Teoria Neo Realista entende que ONG’s e empresas multinacionais também passam a ser de grande importância por causa da globalização, mas ainda sim não podem se igualar as capacidades dos Estados.
Ou seja, como diziam os neo liberais, todos os Estados tem o mesmo objetivo no Sistema, segurança e interesse nacional, e cabe a eles realiza-los com seus recursos de poder e