Coréia do Sul
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Relações Internacionais – 2013.1
FATOR GEOGRÁFICO
Coréia do Sul é o país situado ao norte do continente asiático, compondo a metade sul da Península da Coréia. É cercada pelo Mar do Japão e o Mar
Amarelo, possuindo cerca de 99.720 quilômetros quadrados. Sua fronteira com a
Coréia do Norte está em uma linha de cessar-fogo que foi criada no final da
Guerra da Coréia em 1953.
Ligeiramente maior do que a Índia, a
Coréia do Sul está abaixo do paralelo
38. É montanhosa no leste,
oeste
e
e
no sul encontram-se diversos portos nas ilhas continentais.
Devido
aos
estragos
pela
Segunda
Guerra
Mundial
e
pela
Guerra das Coréias, boa parte de sua floresta natural foi cortada, causando problemas como erosão do solo e inundações. Entretanto, programas de reflorestamento foram postos em prática na década de 1970 e, atualmente, as florestas cobrem 65% do território. É um país produtor de Grafite e Carvão, tendo grande potencial hidrelétrico.
FATOR POLÍTICO
O fator político reúne diversas vertentes, representando assim ambos os poderes soft e hard.
O Governo da Coréia do Sul está dividido em poderes Executivo, Judiciário e
Legislativo. Os poderes Executivo e Judiciário operam principalmente a nível nacional, apesar de vários ministérios do Executivo também realizarem funções locais e do Judiciário, atuarem a níveis nacional e local.
A estrutura do governo sul-coreano é determinada pela Constituição da República da Coréia, tendo um sistema presidencialista com o Executivo independente. A estrutura atual é um sistema semi-presidencial, no qual o presidente é eleito por voto popular para um mandato de 5 anos e o mesmo, aponta o Primeiro-Ministro.
Eleita em Dezembro de 2012, Park Geun-hye é a primeira mulher a ser eleita presidente do país e, consequentemente, chefe das forças armadas. O presidente é o único membro eleito do