Klauss vianna, a dança
Klauss Vianna (Belo Horizonte MG 1928 – São Paulo SP 1998). Formou-se em balé clássico, foi professor, coreógrafo, preparador corporal, pensador da dança e introdutor de um método próprio voltado para a corporalidade expressiva de atores e bailarinos. Nasceu em Belo Horizonte, em 1928, e morreu e São Paulo, em 1992.
O Livro “A Dança” de Klauss Vianna com colaboração de Marco Antonio de Carvalho, fala sobre a idéia do autor do que é dançar, e das técnicas usadas para que a mesma se desenvolva não apenas no exterior do individuo, porém no seu interior também – sendo este não somente um bailarino, mas qualquer outra pessoa, o autor fala do ser dança, de senti-la e explora-la através do autoconhecimento.
A obra se divide em duas partes, uma delas faz referência a vida do autor, e como a sua técnica foi encarada pela sociedade de dança brasileira, e a outra parte se resume falando sobre a técnica e como ela se realiza no corpo, com o espaço, com o outro e com a vida. Ambas das parte são subdivididas em pequenos capítulos, totalizando 141 páginas, com comentário de Ana Francisca Ponzio, ex-aluna de Klauss, sobre a obra e o autor.
Nesse livro, Klauss Vianna conta sua trajetória na dança e suas concepções sobre o desenvolver dessa obra artística, baseando-se nas suas experiências de vida. Ele começa nos contando sobre sua infância e curiosidade pelo teatro, logo depois, como a dança resumia o seu modo de ser. Conta-nos sobre como começaram suas idéias e criações para um nova maneira de enxergar o mundo e o corpo, e nessa primeira parte da obra, “Vida”, ele informa como foi sua preparação, seu desenvolvimento na própria técnica e suas bases (o balé clássico, o candomblé, a capoeira, a dança popular, entre outros), e principalmente como foi encarada pelos seus colegas profissionais, professores, e alunos.
O autor fala muitas vezes sobre o seu viver na dança, como a dança o