KKKKKK
Uma grande corrida armamentista começou entre as duas nações, principalmente na construção de um arsenal de armas nucleares. Mas devido à impossibilidade de um confronto pela via tradicional, pelos riscos de uma guerra nuclear, o conflito foi apenas indireto.
Durante a Guerra Fria, vários conflitos regionais aconteceram e, cada parte, geralmente, recebia o apoio de um das duas nações, ou URSS ou EUA.
O primeiro foco de tensão entre os dois blocos políticos foi a Questão de Berlim, entre 1948 e 1949, aquando da criação do Estado alemão independente pelos Aliados ocidentais (República Federal da Alemanha), devido à qual, como represália, a URSS bloqueou o acesso ao setor ocidental de Berlim, vindo a criar a Alemanha de Leste (República Democrática Alemã). Este conflito dividiu a Alemanha em duas, ficando esta política isolacionista consagrada com a construção do Muro de Berlim, em 1961.
Abastecimento por via aérea de Berlim-Oeste, cidade cercada por tropas soviéticas
A guerra da Coreia, entre 1950 e 1953, contou com a intervenção dos EUA com o objetivo de travar o avanço comunista, uma vez que a Coreia do Norte comunista havia invadido a Coreia do Sul pró-ocidental com o apoio da China. Os EUA assinaram a paz na Coreia depois de aceitarem a divisão do território em dois estados, a Coreia do Norte comunista e a Coreia do Sul pró-ocidental.
A sublevação húngara pretendeu pôr fim ao poder soviético na Hungria. Manifestações de estudantes da Universidade de Budapeste, de intelectuais e de trabalhadores exigiam