kjas
Voltando um pouco no tempo, antes da Revolução Industrial, a qualidade era praticada pelos artesãos, que, após construir seu produto, verificavam se ele estava de acordo com o previsto.
O Japão desenvolveu sua qualidade, sob consultoria dos Estados Unidos, logo após a Segunda Guerra Mundial e envolvia não só a qualidade dos produtos, mas também tudo o que pudesse influenciar na qualidade, tais como pessoas e ambiente. A qualidade no Japão recebeu a denominação de TQC – Total Quality Control (Controle da Qualidade Total).
O que é qualidade?
• As principais definições para qualidade vem dos chamados “gurus da qualidade” que no passado se debruçaram sobre o tema.
1) Baseada no produto. 2) Baseada no cliente. 3) Transcendente 4) Baseada no valor.
Definições de qualidade
Deming – Destaca que somente o cliente é quem pode dizer se há qualidade. Também destaca o papel da Melhoria contínua.
Juran – ensina-nos que qualidade é “adequação ao uso”, ou seja, dependendo da aplicação do produto ou serviço, um poderá ter mais qualidade do que o outro.
Crosby – afirma que “qualidade é conformidade com as exigências”. De nada adianta produzir um produto excelente, se ele não atender às necessidades dos clientes.
Ishikawa – Produtos e serviços que são econômicos, mais úteis e sempre satisfatórios ao consumidor.
Feigenbaum – “Qualidade quer dizer o melhor para certas condições dos clientes, como o verdadeiro uso e o preço de venda do produto”. De nada adianta produzir um produto de altíssima qualidade se o cliente não pode pagar por ela.
Importância da Gestão da Qualidade • A excelência organizacional é alcançada quando esta consegue adequar-se para atender a contento as necessidades dos clientes.
Importância dos Clientes:
• - Enquanto estiverem atendendo as necessidades atuais, ela conseguirá clientes para comprar seus produtos.
• - Enquanto estiverem atendendo as