Falácias
As falácias lógicas são erros de raciocínio ou de argumentação, erros que podem ser reconhecidos e corrigidos por pensadores prudentes.
O Objetivo de um argumento é expor razões que suportam uma conclusão. Um argumento é falacioso quando as razões apresentadas não suportam a conclusão.
Existem diversos tipos de falácias, as de falsas causas podem ser por:
* Correlação de coincidência (Post hoc): O Nome em latim significa: “(depois disso, logo por causa disso)”. Isso descreve a falácia . Apenas porque dois eventos ocorreram juntos estão relacionados. Ex.: Nota-se uma maior frequência de erros de português em sala de aula desde o início das redes sociais e o uso do internetês. O advento das redes sociais vem degenerando o uso do português correto. Falta mostrar a pesquisa que comprove.
*Efeito conjunto; considerar um efeito como uma causa. Ex.: O investimento na educação sexual causou a propagação da SIDA.(Síndrome da imunodeficiência adquirida). Na verdade, foi exatamente o contrário, a epidemia de SIDA levou ao incremento da educação sexual como forma de prevenção.
*Insignificância; Ignorar a existência de uma terceira causa, não levada em conta nas premissas. Ex.: Estamos vivendo uma fase de elevado desemprego, que é provocado por um baixo consumo. Há uma causa tanto para o desemprego como para o baixo consumo. Ex.: A Alemanha está em crise, que é provocada pelos banqueiros judeus. Existem outros motivos para a crise (ter perdido a Primeira Guerra pode ser uma terceira causa).
* O efeito pela causa; a relação entre causa e efeito é invertida. Ex.: O câncer faz fumar. Na verdade, fumar causa o câncer. Exponha um argumento causal mostrando que a relação entre causa e efeito foi, de fato, invertida.
*Causa complexa; Supervalorizar uma causa quando há várias ou um sistema de causas. Ex.: O menino não teria sido atingido pela bola se não houvesse acabado o recreio. Mas também não teria sido atingido se o colega não tivesse