Falacias
Existem inúmeras armadilhas a serem evitadas quando se está construindo um argumento dedutivo. Elas são conhecidas como falácias. No inglês coloquial, nos referimos aos muitos tipos de crenças erradas como falácias. Mas em lógica, o termo têm um significado mais específico: Uma falácia é uma falha técnica que faz um argumento ser insólidos ou inválido.
(Perceba que você pode criticar mais do que apenas a solidez de um argumento. Argumentos são quase sempre apresentados com algum propósito específico em mente - e a intenção de um argumento também pode ser criticada.)
Argumentos que contém falácias são descritos como inconsistentes. Eles freqüentemente parecem válidos e convincentes. Algumas vezes apenas uma inspeção mais criteriosa revela a falha na lógica.
Abaixo está uma lista de algumas falácias comuns, e também alguns dispositivos retóricos comumente usados em debate. A lista não tem o intuito de ser massante. O que se espera é que se você aprender a reconhecer algumas das falácias mais comuns, você será capaz de evitar ser enganado por elas.
O projeto Nizkor tem outra excelente lista de falácias. A wikipedia também tem uma boa lista em inglês e em português.
Infelizmente, muitos dos exemplos abaixo foram tirados diretamente da Usenet, apesar de alguns terem sido refraseados em prol da clareza.
Lista de Falácias
Acento
Acento é uma forma de falácia através da alternação de significados. Nesse caso, o significado é alternado ao se alterar a parte de uma afirmação que é enfatizadas. Por exemplo:
"Nós não devemos falar mal de nossos amigos." e "Nós não vamos falar mal de nossos amigos."
Fique atento a este tipo de falácia particularmente na net, onde é fácil de interpretar a ênfase do que é escrito.
Ad Hoc (somente para este caso)
Como mencionado antes, há uma diferença entre argumento e explicação. Se nós estamos interessados em estabelecer A, e B é oferecido como evidência, a afirmação "A por causa de B" é um