Kirikou e a feiticeira
Kirikou é um menino pequenino, porém muito inteligente, questionador, corajoso, ágil, destemido, perspicaz, astucioso e curioso. Encarou todos os problemas e buscou soluções para eles e enfrentou a feiticeira Karabá para salvar a sua aldeia. Sua mãe é uma mulher calma, compreensiva, companheira, forte, independente, dócil, silenciosa, guerreira e ensinou a Kirikou a caminhar com as própias pernas.
Neste filme também apresenta outros personagens marcantes, como o avô de Kirikou, o sábio da montanha. Um senhor calmo, inteligente, que vê as coisas como ela é, e que buscava a iluminação.
A feiticeira Karabá é uma mulher má, poderosa e refém da dor. Porém apesar de toda dor, por trás havia uma mulher sensível à procura de um amor que possa liberta-la.
Há também a sentinela, um objeto fixo no alto da ‘cabana’ de Karabá que se movimenta em círculos observando tudo que acontecia na aldeia e em sua volta, era submisso, manipulado e tinha medo da feiticeira.
Já os guardas da feiticeira, outros personagens que constitui o filme, eram os guerreiros e marido das mulheres da aldeia que ao enfrentarem a feiticeira eram transformados em objetos que não respondia por conta própria, apenas obedeciam às ordens de Karabá.
Por fim, podemos citar o ancião da aldeia, um senhor negativo, supersticioso e impossível, era o oposto do sábio da montanha.
Nesta aldeia, onde Kirikou nasceu, estava ocorrendo vários problemas dentre eles a fonte que havia secado causado pelo por um bicho que tinha muita sede, e para matá-la bebia toda água dos