esporte para deficientes
CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Curso: Educação Física - Bacharelado
Disciplina:
Professor:
Alunos:
SINTESE DE ARTIGO – 3° Bimestre
CITAÇÃO DO ARTIGO QUE ESTÁ SENDO AVALIADO.
Lavoura, T. Nicola; Schwartz, G. Maria; Machado, A. Antônio.
EMOÇÕES, AVENTURA E NATUREZA: ANÁLISE DOS RELATOS VERBAIS DE PRATICANTES DOS ESPORTES DE AVENTURA.
Revista Licere, Belo Horizonte, volume 11, numero 1, Abril, 2008.
PALAVRAS-CHAVES DO ARTIGO
Emoção, Esporte de Aventura, História de Vida, Canoagem, Mountain bike, Natureza.
SINTESE DA INTRODUÇÃO
Mesmo com a vida frenética do dia a dia, ainda encontramos tempo para momentos de lazer, sendo a natureza o meio cada vez mais procurado hoje em dia (esportes de aventura, ecoturismo e turismo de aventura) e essas são praticas permeadas por múltiplas possibilidades de acontecimentos novos que acontecem da forma informal, que não necessitam de regras e nem de treinamento prévio. A natureza é um espaço privilegiado para os momentos de lazer e um grande campo para pesquisa. Para compreender porque o lazer na natureza vem sendo cada vez mais procurado a historia de vida dos participantes é um grande instrumento de pesquisa, pois essa permite identificar os motivos, as emoções, os sentimentos e as sensações dessas praticas na natureza muitas vezes esquecidas do cotidiano. Diante disso, a seguir, o estudo dos relatos de alguns praticantes através dos relatos de vida e as representações destas emoções, naquilo que se estabelece como realidade vivida em meio à aventura na natureza.
OBJETIVO DO ARTIGO
Investigar e discutir as inúmeras possibilidades de manifestações das emoções na prática dos esportes de aventura, por meio dos relatos verbais dos participantes.
PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS Essa pesquisa foi composta por entrevistas a 10 indivíduos, sendo 5 praticantes da modalidade canoagem do sexo masculino entre 18 e 28 anos e 5