Inclusão de deficientes no esporte
Série: 2º Ano
Aluna: Kamila
Professor: Cássius
Disciplina: Educação Física
INCLUSÃO DE DEFICIENTES NO ESPORTE
INTRODUÇÃO Hoje, no Brasil, milhares de pessoas com algum tipo de deficiência estão sendo discriminadas nas comunidades em que vivem ou sendo excluídas do mercado de trabalho. O processo de exclusão social de pessoas com deficiência ou alguma necessidade especial é tão antigo quanto a socialização do homem e por isso o esporte adaptado para deficientes, tornou-se um importante veículo de inclusão social, aprimorando as habilidades físicas e motoras das pessoas com deficiência, deixando-as mais independentes para a realização de atividades do dia-a-dia e aumentando a autoestima.
DESENVOLVIMENTO
São vários os aspectos positivos da prática esportiva para deficientes:
>> O esporte melhora a condição cardiovascular dos praticantes, aprimora a força, a agilidade, a coordenação motora, o equilíbrio e o repertório motor.
>> No aspecto social, o esporte proporciona a oportunidade de sociabilização entre pessoas com e sem deficiências, além de torná-lo mais independente no seu dia a dia. Isso sem levar em conta a percepção que a sociedade passa a ter das pessoas com deficiência, acreditando nas suas inúmeras potencialidades.
>> No aspecto psicológico, o esporte melhora a autoconfiança e a autoestima, tornando-as mais otimistas e seguras para alcançarem seus objetivos.
MODALIDADES
São vários os esportes praticados em todo o mundo e novidades sempre surgem nessa área. No Brasil, as mais comuns são: Natação, Atletismo, Basquete em cadeiras de roda, Voleibol sentados, Futebol de Paralisados Cerebrais, Tênis. Todos os esportes têm uma série de adaptações e regras específicas. Além disso, existem dentro das mesmas modalidades classificações funcionais, para dar condição de igualdade e competitividade.
Esportes mais comuns por tipo de deficiência:
>> Pessoas com deficiência visual: atletismo, ciclismo,