sociologia como disciplina
Oberdan Cristofoline
Paulo Marcelo Ribeiro
Tairine Gabriela Pereira
Prof. Carlos Alberto Spengler
Faculdade Metropolitana de Blumenau – FAMEBLU – UNIASSELVI NEAD
História (HID 0279) – Sociologia geral e da Educação
01/11/13
RESUMO
O ensino de Sociologia passou por períodos de mudanças profundas ao longo do tempo. É preciso rever a história da disciplina e retomar o senso crítico dentro das salas de aula. Hoje inserida como disciplina obrigatória na grade escolar faz-se necessário uma reflexão sobre suas práticas pedagógicas. A sociologia tem um importante papel na sociedade moderna, está presente em nossa vida social, sendo fundamental para a compreensão de fatos sociais, movimentos socioeconômicos e conflitos de classe. Este estudo de caso tem como objetivo instigar o pensamento crítico, destacar a sociologia como benefício no meio educativo, proporcionar melhor compreensão entre indivíduo e sociedade, não esquecendo as alterações ocorridas no Brasil e no mundo e enfatizar como o serviço pedagógico pode colaborar para a formação de indivíduos maduros e pensantes.
Palavras-chave: Sociologia, educação, história.
1 INTRODUÇÃO
Tem como objeto de estudo a sociedade e os métodos que ligam os indivíduos em associações, ao longo da história, a Sociologia ganhou forma. Serve para estudar os fenômenos sociais, explica-los e considerar as relações entre o homem e o meio.
Apesar da ajuda de muitos filósofos e sociólogos para dar fundamento ao termo, a Sociologia e sua totalidade ganharam interesses em outras áreas do saber. Foi no século XVIII que a Sociologia veio a ser compreendida como disciplina. Surgia a idade moderna e com ela uma nova era. O desafio acadêmico estava lançado.
É importante salientar que várias mudanças na economia, política, cultura e outros setores ocorreram também neste século, a Sociologia ficou sempre a serviço desses dados e