gêneros
DISCIPLINA: LET 0301 – LÍNGUA PORTUGUESA I
EXERCÍCIOS SOBRE GÊNEROS TEXTUAIS E TIPOS/SEQUÊNCIAS TEXTUAIS
Analise cada um dos textos a seguir em relação aos seguintes aspectos:
Intenção comunicativa (convencer, informar, divertir...);
Tipo de texto ou seqüência textual predominante (narrativo, descritivo, dialogal, argumentativo, explicativo ou injuntivo)
Gênero textual (artigo informativo, artigo de opinião, entrevista, simpatia, notícia, charge, anúncio publicitário, resenha, etc)
TEXTO 1
O garoto apanhou da vizinha, e a mãe furiosa foi tomar satisfação:
- Por que a senhora bateu no meu filho?
- Ele foi mal-educado, e me chamou de gorda.
- E a senhora acha que vai emagrecer batendo nele?
Disponível em: http://www.piadas.com.br/piadas/curtas/curtas-boas Acesso em 01 set 2011
TEXTO 2
ÉPOCA – Por que o senhor diz que pessoas inteligentes não acreditam em Deus?
Richard Lynn – Os mais inteligentes são mais propensos a questionar dogmas religiosos. Em geral, o nível de educação também é maior entre as pessoas de Q.I. maior (um Q.I. médio varia de 91 a 110). Se a pessoa é mais educada, ela tem acesso a teorias alternativas de criação do mundo. Por isso, entendo que um Q.I. alto levará à falta de religiosidade. O estudo que será publicado reuniu dados de diversas pesquisas científicas. E posso afirmar que é o mais completo sobre o assunto.
ÉPOCA – Segundo seu estudo, há países em que a média de Q.I. é alta, assim como o número de pessoas religiosas.
Lynn – Sim, mas são exceções. A média da população dos Estados Unidos, por exemplo, tem Q.I. 98, alto para o padrão mundial, e ao mesmo tempo cerca de 90% das pessoas acreditam em Deus. A explicação é que houve um grande fluxo de imigrantes de países católicos, como México, o que ajuda a manter índices altos de religiosidade nas pesquisas. Mas, se tirarmos as imigrações ao longo dos últimos anos, a população americana teria um índice bem maior de