kioto
CST GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
PROTOCOLO DE KYOTO
CURITIBA
2012
PROTOCOLO DE KYOTO
CURITIBA
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .............................................................................................. 1
2 O PROTOCOLO DE KYOTO......................................................................... 2
3 CONCLUSÃO.................................................................................................. 4
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ............................................................ 5
INTRODUÇÃO
O protocolo de Kyoto é o fruto de uma conferência realizada em 1997 no Japão, na cidade de Kyoto. Esta conferência do Clima reuniu delegados de 160 países, na apresentação de um protocolo que visava a conscientização e o comprometimento dos lideres políticos para um assunto de interesse mundial: O aquecimento global ocasionado pela intensificação do efeito estufa, tendo como foco a adoção de medidas para redução nas emissões de gases poluentes.
A conferência acarretou na adesão das seguintes decisões: redução de 5,2% na emissão de gases poluentes até 2012 em relação aos níveis de 1990. Ressaltando que em países com maiores índices de emissão de poluentes como Estados Unidos e o Japão seria cobrada uma maior redução. A aplicação de energias menos nocivas ao meio ambiente foram colocadas em pauta, como por exemplo, a substituição do carvão e dos derivados do petróleo pelo gás natural. Seria dado incentivo também ao uso de fontes limpas de energia, como a solar e a eólica. A proteção de áreas verdes e florestas.
Além disso, foram criados três mecanismos que tem por finalidade a redução de gases de efeito estufa são eles: a Implementação Conjunta, o Comércio de Emissões que possibilitada a comercialização de créditos de carbono e o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo-MDL que permite um desenvolvimento