khui
3º ano manhã – pagina 25
1- R: Acreditam os cientistas que a evolução se deu por transformações biológicas e adaptações nos organismos, isso se deu em milhões de anos então basicamente as diversas espécies que vemos por aí são partes de uma mesmo ser vivo que se adaptaram ao meio em que vivem.
2- Esta forma de classificação dos seres vivos é considerada natural, pois se trata de características recebidas por meio de relação de parentesco.
5- A sistemática é a ciência dedicada a inventariar e descrever a biodiversidade e compreender as relações filogenéticas entre os organismos. O objetivo da classificação dos seres vivos, chamada taxonomia, foi inicialmente o de organizar as plantas e animais conhecidos em categorias que pudessem ser referidas. Posteriormente a classificação passou a respeitar as relações evolutivas entre organismos, organização mais natural do que a baseada apenas em características externas.
Página 56
1- Para alguns cientistas os vírus são parte de linhagens contínuas, reproduzem-se e evoluem em resposta ao ambiente, através de variabilidade e seleção, como qualquer ser vivo. Porém, para outros cientistas são considerados partículas infecciosas pois não têm metabolismo próprio, se instalando em outros organismos para conseguir sobreviver, causando-lhes infecções.
2- a diferença entre o virus envelopado para o não envelopado é a presença do envelope junto com o peplômero, portanto o vírus envelopado é constituído por Ácido Nucleico, Capsídio, Nucleocapsidio, Capsômero. Vírus envelopado – AIDS. Vírus não envelopado bacteriófagos
3- Um tipo de vírus ataca apenas determinados tipos de células, por que o vírus só consegue infectar a célula que tiver em sua membrana substâncias às quais ele possa se ligar. Por exemplo: o vírus da poliomielite infecta apenas células nervosas, intestinais e da mucosa da garganta. O vírus da Rubéola já consegue infectar maior número de tecidos humanos. O vírus da gripe é