Kekule
Teoria estrutural de Kekulé
Kekulé foi um grande químico e professor que elaborou a teoria estrutural que se baseia em quatro princípios ou postulados gerais.
• Tetravalência constante
O átomo de carbono é tetravalente, ligando-se a quatro átomos monovalentes.
• As quatro valências são equevalentes O carbono apresenta quatro valências equivalentes, por um composto com a fórmula CH 3 Cl, denominado de monoclorometano ou cloreto de metila. Se as quatro valências não fossem equivalentes, haveria quatro compostos com a fórmula CH 3 Cl.
• Encadeamento
Os átomos de carbono se ligam entre si formando as cadeias. Estas cadeias são variaveis e de todos os tipos. Ainda existem cadeias não tão longas e tão variadas como as do elemento carbono.
• Ligações entre os átomos de carbono Se tratando dos átomos de carbono, podemos dizer que eles podem se ligar através de uma, duas ou três valências.
• Ligação Simples
Na ligação simples, dois átomos de carbono, são capazes de se ligar por meio de uma unidade de valência. A representação simbólica se dá através de um traço simples.
• Ligação dupla
Na ligação dupla, dois átomos de carbono são capazes de se ligar por meio de duas unidades de valência. A representação simbólica se dá através de dois traços.
• Ligação tripla
Na ligação tripla, dois átomos de carbono, são capazes de de se ligar por meio de três unidades de valência. A representação simbólica se dá através de três tracinhos.
Fonte: http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/quimica/fundamentos-da-quimica-organica/teoria-estrutural-de-kekule.html http://www.coladaweb.com/biografias/kekule Alexander Fleming
Médico e bacteriologista inglês, Fleming foi o responsável pela descoberta da penicilina, substância que revolucionou o tratamento das infecções no século XX. Nasceu em Lochfield, no sudoeste da Escócia, no dia 6 de agosto de 1881, e começa a estudar medicina na Universidade de