Kekule
Química
Nacionalidade
Alemão
Nascimento
7 de setembro de 1829
Local
Darmstadt
Falecimento
13 de julho de 1896 (66 anos)
Local
Bonn
Actividade
Campo(s)
Química
Instituições
Universidade de Heidelberg, Universidade de Ghent, Universidade de Bonn
Orientado(s)
Adolf von Baeyer, Richard Anschütz
Prêmio(s)
Medalha Copley (1885)
ver
Friedrich August Kekulé (Darmstadt, 7 de setembro de 1829 — Bonn, 13 de julho de 1896) foi um químico alemão. Inovou o emprego de fórmulas desenvolvidas em química orgânica, criou em 1857, a Teoria da Tetracovalência do carbono, criou hipótese das ligações múltiplas e propôs, em 1865, após um sonho que teve, a fórmula hexagonal do benzeno.
Friedrich August Kekulé Von Stradonitz nasceu em 7 de setembro de 1829 em Darmstadt, Alemanha. Família descendente de uma linha Tcheca, nobre família da Boêmia. Quando jovem seus hobbies eram caminhadas botânicas, recolhendo e desenhando borboletas. Iniciou seus estudos no ginásio de Darmstadt, sempre um bom aluno com aptidão para línguas, isso resultou na capacidade de falar francês, italiano e inglês, bem como se alemão nativo. Tinha interesse por ginásticas, danças e malabarismo, além do talento em mímicas! Tinha talento para desenho, assim tinha a intenção se tornar um arquiteto. No entanto mal ele sabia o que o destino tinha lhe preparado...
August Kekulé (1829-1896)
Em 11 de março de 1890, químicos de várias partes do mundo reuniram-se em Berlim para comemorar o aniversário de 25 anos da publicação do químico alemão August Kekulé, sobre a estrutura cíclica do benzeno. Na ocasião, Kekulé comentou sobre as circunstâncias da elaboração de sua teoria e descreveu um episódio que, posteriormente, tornou-se um dos mais polêmicos relatos da história da química: o sonho que o influenciou na proposição da estrutura cíclica do benzeno1:
“...Estava sentado escrevendo meu manual, mas o trabalho não progredia; meus pensamentos