Kekulé
Friedrich August Kekulé foi um importante químico nascido no dia 07 de setembro de 1829 na Alemanha.
Desenvolveu fórmulas para os compostos orgânicos, criou alguns postulados para o átomo de carbono e formulou a estrutura do benzeno.
Iniciou seus estudos acadêmicos na Universidade de Giessen, estudando Arquitetura.
Influenciado por Justus von Liebig, transferiu-se para o curso de Química.
Concluiu seu doutorado em 1852 e foi estudar em Paris, na França.
Tornou-se professor universitário na Alemanha, na Universidade de Heidelberg em 1856. Na Bélgica, na Universidade de Gand, em 1858, ficou responsável por uma cadeira de Química.
Neste mesmo ano, comprovou que o átomo de carbono é tetravalente e que juntos formam cadeias carbônicas. Essa ideia abriu caminho para o entendimento dos compostos de cadeia aberta. Foi anunciada quase que simultaneamente, mas de forma independente, por Archibald Scott Couper.
Em 1857, descreveu os Postulados de Kekulé, sobre o átomo de carbono.
Em 1865, teve um sonho que fez com que formulasse a estrutura do benzeno. Disse Kekulé:
“Eu estava sentado à mesa a escrever o meu compêndio, mas o trabalho não rendia; os meus pensamentos estavam noutro sítio. Virei a cadeira para a lareira e comecei a dormitar. Outra vez começaram os átomos às cambalhotas em frente dos meus olhos. Desta vez os grupos mais pequenos mantinham-se modestamente à distância. A minha visão mental, aguçada por repetidas visões desta espécie, podia distinguir agora estruturas maiores com variadas conformações; longas filas, por vezes alinhadas e muito juntas; todas torcendo-se e voltando-se em movimentos serpenteantes. Mas olha! O que é aquilo? Um das serpentes tinha filado a própria cauda e a forma que fazia rodopiava trocistamente diante dos meus olhos. Como se se tivesse produzido um relâmpago, acordei;... passei o resto da noite a verificar as consequências da hipótese. Aprendamos a sonhar, senhores, pois então talvez nos