kekule
Friedrich August Kekulé Von Stradonitz nasceu em 7 de setembro de 1829 em Darmstadt, Alemanha. Família descendente de uma linha Tcheca, nobre família da Boêmia. Quando jovem seus hobbies eram caminhadas botânicas, recolhendo e desenhando borboletas. Iniciou seus estudos no ginásio de Darmstadt, sempre um bom aluno com aptidão para línguas, isso resultou na capacidade de falar francês, italiano e inglês, bem como se alemão nativo. Tinha interesse por ginásticas, danças e malabarismo, além do talento em mímicas. Tinha talento para desenho, assim tinha a intenção se tornar um arquiteto.
Os compostos de carbono fundamentam os estudos da Química Orgânica. Esse elemento apresenta algumas peculiaridades se comparados aos demais existentes na natureza, por isso foi amplamente analisado pelos cientistas Archibald Scott Couper e Friedrich August Kekulé. Os estudos desses cientistas no século XIX deram origem aos postulados de Couper-Kekulé, ou simplesmente postulados de Kekulé.
Os postulados de Kekulé destacam as três propriedades do carbono que explicam seu comportamento:
1º Postulado: Tetravalência constante do carbono.
O átomo de carbono é tetravalente, ou seja, pode realizar até quatro ligações covalentes com outros átomos, devido aos seus pares de elétrons disponíveis. Veja:
H
│
H ─ C ─ H
│
H
Metano
2º Postulado: As quatro valências do carbono são iguais entre si.
Não importa em que posição se encontre o átomo ligante ao carbono, o composto orgânico será sempre o mesmo. Exemplo:
Observe que nas quatro estruturas acima, as posições do Cl e do H são diferentes, no entanto, as quatro representam o mesmo composto químico: