História da Arte
I-Pré-História
II-Mundo Antigo
- Egito
- Grécia
- Roma
III- Leitura da Obra-de-arte
I – Pré –História
Os mais antigos artefatos humanos encontrados por arqueólogos remontam a milhares de anos atrás. Trata-se de objetos necessários à sobrevivência e que não eram construídos com propósitos decorativos ou estéticos. Ainda na pré-história o ser humano aprende a trabalhar o barro e criar desenhos e pinturas nas paredes das cavernas - pinturas rupestres. Essas pessoas ainda não conheciam a escrita, logo nos deixaram “mensagens” que permitissem interpretar seu pensamento.
As primeiras imagens da pré-história fora criadas por caçadores da chamada Idade da Pedra. São animais que constituíam seu objeto de caça, portanto a primeira manifestação de uma linguagem nasce da relação do ser humano com a natureza.
São representados bisões, bovídeos, cervos, renas, cavalos feitos com sangue e gordura animal, carvão e terras coloridas, mas que possuem uma extraordinária destreza.
Essa habilidade de retratar com detalhes vem da atividade caçadora, na qual o ser humano preocupava-se com seu alimento. Os animais eram observados diretamente em seu meio ambiente. Não é fácil interpretar o pensamento humano daquele período. Poderia ser que as grutas fossem pintadas como santuários, ou poderiam ser registros de caçadas. Certamente o ser humano da pré-história procurou racionalizar a realidade. A imagem foi um meio para compreender o ambiente e não se perder dentro dele.
A – arte mobiliária – são objetos transportáveis que também eram instrumentos de caça: arpões, flechas, e machados feitos de pedra lascada. Nesses pequenos objetos o artista-caçador revele sua habilidade de observação dos movimentos e das formas dos animais, bem como os detalhes de seus corpos, tais como chifres, pelos, cascos e garras.
B - estatuetas – várias estatuetas em pedra, ossos e marfim foram encontradas representado figuras femininas obesas que acredita-se identificar a primeira