Keicy Mesquita
Resumo: Um dos benefícios mais frequentes, principais ou secundários, prometidos pelos produtos cosméticos é a hidratação. Neste artigo de revisão são relembrados aspectos da fisiologia da pele, aspectos da pele seca, e mecanismos de ação de ativos hidratantes.
Introdução: A pele apresenta diversas funções, entre elas se destaca a proteção a agentes externos. A pele humana é formada por três camadas, sendo elas epiderme, camada mais superficial, a derme, camada intermediaria da pele, e a hipoderme, a camada mais interna da pele. A quantidade de água nas camadas mais profundas de epiderme equivale a 70%, no extrato córneo varia de 10 e 20%. A água no estrato córneo tem duas origens, a endógena e a exógena. Devido à película hidrolipídica, que é formada por uma mistura de suor e sebo, a pele se mantém hidratada por mais tempo, formando uma camada na superfície da pele que tem como função reter água, diminuindo a evaporação.
Atualmente a pele seca está mais presente em pessoas idosas, porém, jovens também sofrem com este problema. Diversas são as causas que resultam em uma pele seca, dentre elas, alterações clínicas, mudanças bruscas de temperatura, substancias químicas, e o envelhecimento intrínseco e extrínseco. As substâncias hidratantes, ou ativos hidratantes, foram criados para retardar a perda da umidade da pele. Tais substâncias podem ser naturais ou sintéticas, como por exemplo, a glicerina, butileno glicol, ácido hialurônico, ácido lático, pantenol, entre outros. Estas substâncias citadas anteriormente são usadas em produtos cosméticos com a finalidade de deixar a pele hidratada e com toque aveludado.
Palavras chaves: ativos hidratantes; umectantes; cosméticos.
SISTEMA TEGUMENTAR
A pele apresenta diversas funções, a qual se destaca a proteção a agentes externos. A pele humana é formada por três camadas, sendo que cada uma desempenha sua função. São elas:
Epiderme: camada mais externa, que se dividem em