kasato maru
O navio Kasato Maru foi construído em 1899, pela companhia inglesa Pacific Steam Navigator Company (PSNC), com o nome de Potosi, e foi feito junto ao Galicia, eram dois navios com a mesma estrutura, porem era o Potosi que podia transportar cerca de 20 pessoas em segunda classe e cerca de 780 emigrantes alojados em grandes espaços comuns (terceira classe).
Apesar dos diversos espaços que tinha o navio e das capacidades mistas que ele tinha, jamais foi utilizado pelos britânicos e foi então vendido para a Frota de Voluntários Russos (RVF), onde teve de ser readaptado para servir de transporte de tropas, perdendo inclusive o vapor característico do navio britânico, tendo espaço agora para 2 mil pessoas, e ganhando o nome de Kazan.
O Kazan foi utilizado em 1904 como um navio-hospital para ajudar os soviético que estavam guerreando contra os japoneses, porém o mesmo foi afundado no Porto Arthur durante a guerra, os japoneses só tiveram acesso a esse porto em 1905, com isso os japoneses tiraram o navio do fundo do mar e enviaram para serviço da Marinha Imperial do Japão, para ser usado como transporte auxiliar, ganhando finalmente o nome de Kasato Maru.
Em 1908 foi esse o navio escolhido para fazer a viagem do Japão para o Brasil, esta viagem começou as 17h55 do dia 28 de abril de 1908, sob o comando do capitão inglês A. G. Stevens, o navio chegou ao porto de Santos às 17 horas do dia 18 de junho de 1908 (o desembargo ocorreu no dia seguintes. Nas décadas seguintes, mais de 140 mil cidadãos nipônicos repetiriam a trajetória do Kasato Maru.
O navio continuaria na ativa, na forma de uma fábrica móvel, até ser destruído por um bombardeio norte-americano em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, hoje seria uma ótima fonte histórica, porem só existe replicas como a do Parque Centenário, em Mogi das Cruzes.