Imigra O Japonesa No Brasil
No dia 18 de junho de 1908, chegou ao porto de Santos o Kasato Maru (figura 1), navio que trouxe 165 famílias de japoneses para o Brasil. Grande parte dos imigrantes era formada por camponeses de regiões pobres do Japão, que vieram trabalhar nas fazendas de café de São Paulo.
Figura 1: Kasato Maru, navio que trouxe os primeiros japoneses ao Brasil
Fonte: http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/imigracao_japonesa.htm
No começo do século XX, o Brasil precisava de mão de obra para as lavouras de café, enquanto o Japão estava passando por um período de grande crescimento populacional. A economia nipônica não conseguia dar emprego para toda população, então, para suprir as necessidades de ambos os países, foi selado um acordo entre os governos. Nos primeiros dez anos da imigração aproximadamente quinze mil japoneses chegaram ao Brasil. Este número aumentou muito com o início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). De 1918 até 1940 aproximadamente 160 mil japoneses vieram morar no Brasil.
O começo da Imigração foi um período difícil, pois os japoneses se depararam com muitas dificuldades. Muitas famílias tentavam retornar ao Japão, porém, eram impedidas pelos fazendeiros, que as obrigavam a cumprir o contrato de trabalho, que geralmente era desfavorável aos japoneses.
Durante o período da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os japoneses enfrentaram mais problemas no novo país. O Brasil entrou no conflito, declarando guerra a Alemanha, Itália e Japão. Durante os anos da guerra a imigração de japoneses para o Brasil foi proibida e vários atos do governo brasileiro prejudicaram os japoneses. O presidente Getúlio Vargas proibiu o uso da língua japonesa e as manifestações culturais nipônicas foram consideradas atitudes criminosas.
Com o término da Segunda Guerra Mundial as leis foram canceladas e o número de imigrantes Japoneses no Brasil voltou a crescer.