Orienta Es Para Fazer Uma Resenhas
ESCOLA DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS
Curso: Curso de Formação de Oficiais
Disciplina: Relações Interpessoais
Assunto: Orientações para fazer uma resenha
Resenha acadêmica apresenta uma síntese (resumo da obra em questão, seguida da escolha das ideias principais) e uma crítica (elaboração de um juízo de valor) sobre um trabalho científico. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião.
O que deve constar de uma resenha:
- o título
- a referência bibliográfica da obra
- alguns dados bibliográficos do autor da obra resenhada
- o resumo ou síntese do conteúdo identificação do tema e o problema tratado pelo autor. Identifique, ainda, a posição e os argumentos do autor na abordagem do tema. Aqui, supõe-se que o aluno tenha realmente entendido a obra que está resenhando, pois deverá apresentar a ideia principal do texto, as motivações que o autor teve ao escrevê-la, sua problematização, finalidade da produção e método utilizado. Além disso, deve incluir, ainda, a exposição clara e lógica do conteúdo resenhado, destacando os pontos originais, sem deturpações e sem prolongar-se demasiadamente.
- a avaliação crítica avaliar a ideia frente a outros autores; avaliação do texto quanto a qualidade, coerência, originalidade, profundidade, alcance. Incluir:
- Conteúdo, objetivo(s) e destinatário(s)
- Plano estrutural (partes do texto, seções, capítulos) e desenvolvimento lógico da temática.
- Linguagem, vocabulário e estilo do autor.
- Valor do texto para determinada área de conhecimento.
É a parte principal da resenha, pois é o momento em que o resenhista realiza uma apresentação crítica da obra, destacando sua coerência interna, originalidade, contribuição científica, clareza na exposição da ideia central e nos argumentos, êxito no objetivo proposto, avaliação da disposição de sua estrutura (capítulos), do método, da linguagem e do estilo utilizados. Nessa parte final, não se trata de dizer “gostei” ou “não gostei”, mas de fazer