A inserção em grupos socias
PAMELA CRISTINA SOARES Nº 36
CLEIDIANE SANTOS SILVA Nº 9
CAROLINE DOS REIS BERNARDINO Nº 8
LUCAS DA COSTA Nº 33
GABRIEL DIAS Nº 16
OS PROCESSOS MIGRATORIOS
SÃO PAULO
2013
OS PROCESSOS MIGRATORIOS
Pamela Cristina Soares Nº 36
Cleidiane Dos Santos Silva Nº 9
Caroline Dos Reis Bernardino Nº 8
Lucas Da Costa Nº 33
Gabriel Dias Nº 16
Este trabalho tem como objetivo obter nota parcial na classificação de geografia, sobre a orientação da professora Márcia.
SÃO PAULO
2013
Resumo
Neste trabalho abordaremos o tema OS PROCESSOS MIGRATORIOS, o envolvimento do navio Kasato Naru nesse processo, as migrações, final do século XX; e a evolução dos efeitos de migrantes.
Índice
Introdução
1. Os Processos Migratórios
2. O Navio Kasato Maru
3. As Migrações, Final Do Século XX
4. Conclusão
5. Referencias
Introdução
O termo migração corresponde à mobilidade espacial da população. Migrar é trocar de país, de Estado, Região ou até de domicílio. Esse processo ocorre desde o início da história da humanidade. O ato de migrar faz do indivíduo um emigrante ou imigrante. Emigrante é a pessoa que deixa (sai) um lugar de origem com destino a outro lugar. O imigrante é o indivíduo que chega (entra) em um determinado lugar para nele viver. Os fluxos migratórios podem ser desencadeados por diversos fatores. Dentre os principais fatores que impulsionam as migrações podem ser citados os econômicos, políticos e culturais.
No Brasil, o fator que exerce maior influência nos fluxos migratórios é o de ordem econômica, pois o modelo econômico vigente força indivíduos a se deslocarem de um lugar para outro em busca de melhores condições de vida e à procura de trabalho para suprir suas necessidades básicas de sobrevivência. Uma modalidade de migração comum no Brasil, principalmente, na década de 1950, é o êxodo rural, que consiste no deslocamento da população rural com destino para as cidades. O êxodo rural ocorre,