KARL MARX
Contexto histórico • fase do capitalismo industrial (sec XVIII a XX) • com a revolução industrial, o capital passa a ser investido basicamente nas industrias, que se tornam à atividade econômica mais importante. • ocorreu assim, um crescimento expressivo do numero de trabalhadores industriais urbanos • as consequências desse aumento foram os inchaços nos centros urbanos e a precariedade da vida dos operários. • essa situação gerou a organização dos trabalhadores em associações, sindicatos e movimentos que visavam à transformação das condições de vida. • Marx foi responsável pela construção de uma obra voltada para a analise, a critica e a luta para a transformação radical da sociedade capitalista.
TEORIAS DE MARX
Materialismo histórico A sociedade se constitui a partir de condições materiais de produção e a divisão social do trabalho. Segundo essa concepção, as relações materiais que os homens estabelecem formam a base de todas as suas relações. As mudanças históricas são determinadas pelas modificações das condições materiais e da divisão de trabalho. Assim, o estudo do modo de produção é fundamental para compreender como se organiza e funciona uma sociedade.
• Para Marx a organização da sociedade reflete a forma como os homens se organizam para a produção social de bens, que engloba dois fatores: as forcas produtivas e as relações de produção.
Mais-valia O capitalismo vê a forca de trabalho como uma mercadoria capaz de criar valor, uma vez que, o valor das mercadorias depende do tempo de trabalho gasto na sua produção. De acordo com a analise do Marx, não é no âmbito da compra e da venda de mercadorias que se encontram as bases para o lucro dos capitalistas, nem para a manutenção do sistema capitalista.
Meios de produção Os meios de produção são os instrumentos e ferramentas utilizadas no processo de produção. Um exemplo de meio de produção são as maquinas de costuras utilizadas em confecções de roupas. No