Karl Marx e Theodor Adorno
É justamente nesse contexto de desestabilização do sonho de governo pela razão que nasce a escola de Frankfurt, fundada em 1923 como o ainda Instituto para a Pesquisa social, pelo economista Carl Grunberg.
A influência de Karl Marx já era notada na própria concepção do Instituto de pesquisa, que se voltava para analisar as questões de seu tempo por meio do prisma social. (História da filosofia. 2004. p. 458).
Como um centro de pesquisa interdisciplinar, a Escola de Frankfurt utilizava-se de autores como Kant, Marx, Hegel, Freud, Weber e outros para a partir da reflexão destes instrumentalizar uma compreensão da sociedade de forma crítica.
A teoria de Marx pode ser resumida da seguinte forma:
1) Crítica a ideologia burguesa.
2) Crítica ao trabalho alienado.
3) Evolução histórica pelo conflito de classes.
Estes conceitos estruturaram até certo ponto a escola de Frankfurt em suas produções acadêmicas, muito embora não estivessem presos de forma ortodoxas as concepções marxistas, pois conforme postulavam, o marxismo era insuficiente como ferramenta de analise global, uma vez que vários prognósticos de Marx falharam.
Sobre o propósito do capítulo em questão os autores salientam:
O segmento sobre a "indústria cultural" mostra a regressão do esclarecimento à ideologia, que encontra no cinema e no rádio sua expressão mais influente. O esclarecimento consiste aí, sobretudo, no cálculo da eficácia e na técnica de produção e difusão. Em conformidade com seu verdadeiro conteúdo, a ideologia se esgota na idolatria daquilo que existe e do poder pelo