Sociológicos
Emile Durkheim
Emile Durkheim é considerado um dos pais da sociologia moderna, sendo fundador da escola francesa. Seu método combina a pesquisa empírica com a teoria sociológica. Este sociólogo é amplamente reconhecido por ser um dos principais teóricos do conceito de coesão social. Forneceu definições acerca do que seria normal e do que seria patológico dentro de uma sociedade. Além disso, Durkheim foi extremamente importante para o fortalecimento da sociologia ao desenvolver além de trabalhos teóricos, obras que tratavam da divisão social do trabalho. Suas principais obras são “Regra do método sociológico”, “As formas elementares da vida religiosa”, “Da divisão social do trabalho”, entre diversas outras.
Karl Marx
Já Karl Marx, outro renomado sociólogo, embora tenha inúmeras outras áreas de atuação, teve também enorme influencia na sociologia. Seus escritos são importantíssimos para a área especialmente no que trata das relações sociais, de classe. Ele nos apresenta fortemente o que chama de luta de classes, e critica a organização capitalista da sociedade moderna, sendo também conhecido como fundador da doutrina comunista moderna. Karl Marx é hoje parte obrigatória dos estudos da área de humanas, não sendo diferente na Sociologia.
Max
Max é um renomado filósofo e sociólogo alemão. Este intelectual representa aquilo que ficou conhecido como a Escola de Frankfurt,uma escola de teoria social interdisciplinar neomarxista. Este intelectual judeu sofreu importante influencia do filósofo alemão Shopenhauer. Horkheimer delineia os principais traços da chamada teoria crítica a partir do marxismo, opondo-se a tudo que ele compreendia como teoria tradicional. Essa teoria, segundo ele, pretenderia ultrapassar o subjetivismo e o realismo típicos de uma concepção positivista. Em suma, essa teoria se lançava no intuito de fazer com que os homens passassem a protestar contra sua a aceitação e resignação frente às ordens estabelecidas.