positivismo sociologico
Positivismo jurídico x Positivo
Filosófico / Sociológico
Positivismo sociológico:surge na primeira metade do século XIX, em movimento de grande prestigio de ciências naturais e tecnologia( revolução industrial) .
Idéia de transplantar para a ciências naturais (figura ,biologia). Assim como a natureza,a sociedade também é regulada por leis de funcionamento invariáveis e independente de vontade humana. O cientista social , neutro como o biólogo,deve conhecer essas leis,como mero de devolver ordem a sociedade (eliminar conflitos sociais. Pretensão política do pensamento ).
Saint Simon (1760-1825)
Percursor do positivismo.
Idéias de que cientistas e indústrias desempenhariam papel dirigente na nova sociedade.
Augusto Conte (1798-1857)
Ambiente de grande confiança nas ciências (cientificismo), formação em primeira metade do séc. XIX, estuda na Escola Politécnica de Paris,discípulo de Saint Simom.
Cria a palavra “sociologia” inicialmente,fala em “física social”. Idéia é criar uma disciplina que analise as leis sociais à moda das ciências naturais. Leis invariáveis que expliquem a estética, e a dinâmica das sociedades,para assim conduzir a sociedade à ordem e ao progresso.
A sociologia nasce do Positivismo:
Positivismo é o Direito posto.
Positivismo sociológico: posto na natureza.
Positivismo jurídico x positivismo filosófico/sociológico.
Tanto entre um e outro:deve-se olhar.
Positivismo sociológico é a sociedade.
Sociologia natural ‘’ ‘’.
Saint Simom ›
Augusto Conte › mesmo pensamento que é a ordem
Dukai ›
Augusto e Dukai vão defender um estado forte:que vai ter um pensamento,e,regular as desigualdades sociais,não é uma visão democrática e direito democrético que vai regular,é os cientistas e as industrias.
A lei dos três estados
Lei com base na qual Conte pretende explicar a história da humanidade,de sua cultura,do conhecimento.
Progresso do