Pensamento Sociologico
Desenvolveu o Positivismo corrente sociológico, é um dos fundadores da Sociologia. Comte, como pai da sociologia positivista adquiriu conhecimento dedicando ao estudo científico das sociedades, deu suporte ao homem a trilhar o caminho para o encontro da organização social e política. Caracterizou as sociedades, como constantes evoluções sociais. Desta idéia deriva a frase em nossa bandeira brasileira “Ordem e Progresso”. Palavras-Chave: Positivismo. Sociologia. Estudo científico. O Positivismo inicia-se com análise na segunda metade do séc.XIX. Essa palavra no pensamento, Comte, seria a perspectiva filosófica baseada em conhecimentos do mundo físico e humano. Procurando também a explicação na filosofia ao método científico, que seria pesquisas realizadas. Augusto Comte, que viria a ser o pensador mais importante na história da filosofia positivista, contribuiu para o avanço na compreensão das ciências e, especial das ciências políticas, onde também é considerado o pai da sociologia.
Em decorrente de uma lei de sucessão alternativa de fases orgânicas e fases críticas. Comte se interessou tanto, que ate chegou a dar idéia na reorganização social naquela época, em uma nova estrutura administrativa das grandes indústrias que então logo ele sugeria que deveriam ser administradas por homens de grande saber intelectual, para alçar um bom resultado. E inegavelmente inteligência desse francês, na sistematização do pensamento positivista, especialmente pelas suas obras publicadas. Para esse pensador Augusto Comte “O Espírito humano deve contentar-se com o mundo já dado e se ater do campo da experiência”.
Comte, ao considerar a sociologia como ciência positiva, admitiu a existência de certas constantes regularidades nos fatos sócias, que permitiam a indução de leis objetivas e válidas como as da física.
A LEI DOS TRÊS ESTADOS
A partir da percepção do progresso humano, Comte formulou a Lei dos Três