PEDAGOGIA
Já Karl Marx, outro renomado sociólogo, embora tenha inúmeras outras áreas de atuação, teve também enorme influencia na sociologia. Seus escritos são importantíssimos para a área especialmente no que trata das relações sociais, de classe. Ele nos apresenta fortemente o que chama de luta de classes, e critica a organização capitalista da sociedade moderna, sendo também conhecido como fundador da doutrina comunista moderna. Karl Marx é hoje parte obrigatória dos estudos da área de humanas, não sendo diferente na Sociologia.
Theodor Adorno
Theodor Adorno apresenta-se como outro expoente da Escola de Frankfurt. Também de origem judaica, Adorno destaca-se por ser reconhecido como sociólogo, filósofo, musicólogo e compositor. Seu pensamento é considerado um dos mais complexos de todoo século XX, e uma de suas mais importantes obras a “Dialética do esclarecimento”, escrita juntamente com Horkheimer, mostra-se como uma crítica da razão instrumental, fundada em uma interpretação de cunho negativo do iluminismo, e da logica cultural do sistema capitalista. É a partir dessas formulações que Adorno formula suas criticas a indústria cultural, uma de suas mais importantes e conhecidas teorias.
Jurgen Habermas
Jurgen Habermas, que atuou como assistente de Theodor Adorno, é outro grande nome da Sociologia. Mostra-se como herdeiro das discussões e teorias da Escola de Frankfurt, embora tenha procurado superar o pessimismo característico dos fundadores da Escola. Habermas, entre outras teorias, mostra-se um defensor de uma ética universalista, formalista e cognitivista, buscando assim garantira participação de todo interessado na vida publica e nas decisões. Para Habermas os princípios éticos independem de conteúdo.