Dialética do Consumismo
ETEC – Escola Técnica de Ilha Solteira – SP
Curso: Ensino Médio
Filosofia
Artigo Científico
Dialética do Consumismo
Grupo: N°
Jefferson A. Carvalho 16
Lucas Danilo S. da Silva 24
Turma: 3° B
Professor: Handerson
Ilha Solteira
Novembro de 2011
DIALÉTICA DO CONSUMISMO
Jefferson A. Carvalho
Lucas Danilo S. da Silva
Resumo
O tema abordado tem como objetivo, retratar o comportamento dos indivíduos em relação ao consumismo, fazendo uma analogia histórica juntamente com os tempos hodiernos, utilizando a dialética para a compreensão e agregando argumentos filosóficos, com base nas teorias de Jean Baudrillard, Theodor W. Adorno, e Karl Marx; relacionando o assunto à suas idéias a respeito do consumo.
A aplicação da dialética consumista estará integrada com a sociedade do consumo, indústria cultural, tipos de consumo, e aspectos que contribuem para a sua formação e de que forma está situada em nossa sociedade.
Palavras-Chaves: Dialética. Consumismo. Sociedade de Consumo. Indústria cultural.
INTRODUÇÃO
Comparando a sociedade contemporânea em relação há outras sociedades, percebemos claramente que houve uma grande transformação, em vários aspectos, principalmente no setor econômico, que é o foco principal do tema abordado. Como estamos em uma cultura industrial fortemente desenvolvida e estimulada, acabamos sendo “fantoches” de um mundo globalizado, onde cada vez mais estamos à mercê do capitalismo. Vivemos numa sociedade do consumismo, onde diferentes indivíduos compram produtos não pela sua função, ou apenas para a necessidade de sobrevivência, mas por um conjunto de valores estéticos, imposto pela publicidade, e pelo poder coercitivo da mídia. Por que compramos algo sem termos a necessidade de usá-lo? Será apenas uma neurótica compulsão ao consumo? Ou são hábitos normais, já que vivemos em uma