Karl Marx vida
Karl Heinrich Marx ( pronúncia alemã : [ ka ː ɐ̯l haɪnʀɪç ma ː ɐ̯ks ] , 05 de maio de 1818 - 14 de março 1883) foi um filósofo alemão, economista , sociólogo, historiador , jornalista e revolucionário socialista. A obra de Marx na economia lançou as bases para a compreensão atual do trabalho e sua relação com o capital , e influenciou muito do pensamento econômico atual. Ele publicou vários livros durante sua vida, o mais sendo notável o Manifesto Comunista ( 1848) e Das Kapital ( 1867-1894 ) .
Nascido em uma rica família de classe média em Trier na Prússia Renânia, Marx estudou na Universidade de Bonn e da Universidade de Berlim, onde ele ficou interessado nos ideais filosóficas dos jovens hegelianos . Depois de seus estudos, ele escreveu para um jornal radical em Colônia, e começou a trabalhar sua teoria do materialismo dialético . Ele se mudou para Paris em 1843, onde começou a escrever para outros jornais radicais e encontrou Fredrick Engels , que se tornaria seu amigo de longa data e colaborador . Em 1849, ele foi exilado e mudou-se para Londres junto com sua esposa e filhos , onde ele continuou escrevendo e formulando suas teorias sobre a atividade social e econômica. Ele também fez campanha para o socialismo e tornou-se uma figura importante na Associação Internacional dos Trabalhadores .
As teorias de Marx sobre a sociedade , economia e política - conhecidos coletivamente como o marxismo - sustentam que o progresso através da luta de classes sociedades humanas : um conflito entre uma classe de propriedade que controla a produção e uma classe trabalhadora despossuídos que fornece a mão de obra para a produção. Ele chamou o capitalismo a "ditadura da burguesia ", acreditando que ele seja executado pelas classes ricas para seu próprio benefício , e ele previu que, assim como os sistemas socioeconômicos anteriores , o capitalismo produziu tensões internas que levariam à sua auto- destruição e substituição por um novo