A vida de Karl Marx
Trabalho orientado pelo professor Zimmermann
Turma: 101
Alunos:
Ana Beatriz____________________4782
Caroline_______________________4234
Marcelly Blay_________________ 5605
Março/2014
1. Introdução
Karl Marx nasceu na cidade de Tréveris, localizada na Alemanha em 1818, cresceu junto de seus nove irmãos. Sua família, de origem judaica, era de classe média. Sua mãe era uma judia holandesa e seu pai, advogado e conselheiro da justiça, nasceu em uma família de rabinos, mas se converteu para o cristianismo luterano por causa das restrições a presença de membros judaicos no serviço público em 1824.
Marx ingressou no ano de 1830 no Liceu Friedrich Wilhelm onde cursou ciência política, e após sua conclusão, com o intuito de tornar-se um advogado, iniciou o curso de direito. Em 1831, transferiu-se para a faculdade de Berlim, onde uma de suas influências, um filósofo alemão, fez parte do corpo docente. Lá participou do Clube dos Doutores, conduzido por Bruno Bauer e assim tomou conhecimento por sua adoração a filosofia. Após a morte de Georg Hegel, envolveu-se em movimentos Jovens Hegelianos ou Hegelianos da esquerda, que tinha como objetivo se opor aos Hegelianos da direita que por sua vez detinham as cátedras e outros privilégios. Obteve o título de doutor em 1841, mas foi impedido de seguir a carreira acadêmica, por causa de suas ideias serem muito radicais. Como consequência, em 1842 tornou-se redator-chefe de um jornal para a província de Colônia e conheceu Friedrich Engels no mesmo ano.
Casou-se com Jenny von Westphalen, teve sete filhos, mas somente três sobreviveram às péssimas condições da família. Karl também teve outro filho, com a militante e empregada da família, Helena Demuth, porém, Engels foi quem assumiu a paternidade a pedido de Marx, Frederick Demuth foi entregue a uma família de um bairro proletário de Londres