Kant
O conhecimento se divide em duas espécies, como conhecimento do fato e como conhecimento da conseqüência de uma afirmação para a outra. A primeira denominada como sensação e memória, e a segunda como ciência. A história é o registro do conhecimento dos fatos e se divide em história natural e história civil. “Os registros da ciência são livros que contém a demonstração das conseqüências de uma afirmação para a outra”.
DO PODER, DO VALOR, DA DIGNIDADE, DA HONRA E DA EXCELÊNCIA
Como é mencionado por Hobbes, o poder de um homem é baseado nos meios que ele dispõe para alcançar, no futuro, algum bem evidente que pode ser natural ou instrumental. O poder natural advém das faculdades do corpo e da mente, já os poderes instrumentais são adquiridos através destas faculdades ou por meio da sorte. O estado representa o maior poder humano, pois é a integração de vários homens unidos com o consentimento de uma pessoa natural ou civil, o que define que “ter servos é poder, como também ter amigos, pois isso significa união de forças”.
“O valor ou conceito de um homem é, como para todas as outras coisas, seu preço; isto é, depende de quanto seria dado pelo uso de seu poder... a manifestação do valor que nos atribuímos mutuamente é o que em geral conhecemos por honra e desonra... a estima pública de um homem, que é o valor que lhe é conferido pelo Estado, é o que denominamos ordinariamente dignidade”.
Já a excelência é diferente da estima ou valor de uma pessoa e é conhecida como