Kant
2. O pensamento de Kante é tradicionalmente dividido em duas fases. Que fases são essas? R: Fase pré -crítica e fase crítica.
3. Fale sobre a fase pré – crítica. R: Na fase pré – crítica o pensamento Kantiano está totalmente inserido na tradição do sistema metafísico de Leibniz e Wolff, então dominante nos meios acadêmicos alemães.
4. Fale sobre a fase crítica. R: A fase crítica se inicia, nas palavras do próprio Kant, por influência de suas leituras dos empiristas ingleses sobre tudo de Hume.
5. Qual é o nome da principal obra de Kant no período pré – crítico.
R: Sua principal obra nesse período é a Dissertação de 1770.
6. Como e com quem se inicia a fase crítica. R:A fase crítica se inicia , nas palavras do próprio Kant, por influência de suas leituras.
7. A filosofia crítica se resume em quatro grandes questões . Que questões são essas? R: 1. O que podemos saber? O que devemos fazer? 3. O que temos o direito de esperar? E 4. O que é o homem?
Conceito de esclarecimento:
Immanuel Kant escreve um artigo tentando responder a pergunta “O que é esclarecimento?” Segundo Kant, esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade. Menoridade esta que é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. E o culpado dessa menoridade é o próprio indivíduo.
O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem. Sapere aude! Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento (KANT, 2005. p. 63-64).
Kant afirma que todo individuo vive uma situação de menoridade em algum momento ou fase de sua vida, isso pode acontecer tanto por comodismo como por oportunismo, medo ou preguiça. Mas o que não pode acontecer é o